A Associação do Comércio, Serviços e Turismo do Distrito de Beja assume-se, nos termos dos seus estatutos, como uma entidade sem fins lucrativos, dotada de personalidade jurídica e utilidade pública, de abrangência distrital, constituída por empresários dos ramos do comércio e serviços. No âmbito da sua actividade pode criar novos serviços e estabelecer parcerias que se enquadrem numa estratégia de desenvolvimento previamente delineada e que vão ao encontro das necessidades dos seus associados.
Este nível de abrangência exige uma afectação de recursos, físicos e humanos, nem sempre fácil de suportar economicamente. A diversidade de áreas de intervenção e o acréscimo do nível de exigência por parte das entidades reguladoras dos diversos sectores económicos são factores decisivos para novos desenvolvimentos na sua carteira de serviços. As constantes alterações do contexto onde se insere exigem da sua estrutura interna permanentes mecanismos de adaptação.
A intervenção institucional, ao longo do último ano, ficou marcada por um maior nível de envolvimento com as restantes instituições da região e consequentemente com uma maior abertura da parte destas para a concepção e implementação de projectos estruturantes da função comercial no Distrito de Beja.
A nível interno exigiu-se uma maior descentralização e responsabilização de funções, canalizando-se progressivamente maiores poderes de decisão para os coordenadores de cada departamento.
Em 2009 a Associação Comercial do Distrito de Beja contou com seis áreas de intervenção e dez funcionários que distribuíram a sua actividade por tarefas diferenciadas abrangendo desde as áreas técnicas até às simples funções de manutenção.
Os seus associados encontram-se distribuídos por quinze zonas de intervenção: Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja (Cidade), Beja (Concelho), Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Odemira, Ourique, Serpa e Vidigueira.
O número de empresários associados evidencia uma dispersão inconsistente ao longo do Distrito, sendo certo que a cidade de Beja reúne a sua maior percentagem. Importa sobre este assunto realçar a necessidade de um plano de marketing estratégico que divulgue os serviços existentes e respectivas condições de prestação ao mercado como forma de, também, captar novos sócios e bem assim novas maneiras de intervir no sector comercial, o que começou a ser feito com a abertura da Delegação Concelhia de Aljustrel e com a presença da ACDB em Feiras e Eventos realizados no distrito e não só. Os seis departamentos existentes na Associação Comercial do Distrito de Beja distribuem entre si todas as actividades e funções integrantes da sua carteira de serviços, nomeadamente nas áreas de higiene e segurança alimentar, apoio jurídico e sectorial, administrativo, económico e financeiro, formação profissional e animação comercial, candidaturas individuais a sistemas de incentivos, projectos estruturantes da função comercial, comunicação e marketing, serviços externos e cobrança de quotizações. Cabem aos órgãos sociais as funções de decisão, representação e dinamização institucional. Cada área de intervenção funciona de forma autónoma na realização das suas actividades, coordenadas de forma directa por um responsável de departamento que responde perante o Secretário-geral, que por sua vez responde perante os Órgãos Sociais.