SESSÃO DE APRESENTAÇÃO DO PROJECTO ACELERADORAS DO COMÉRCIO DIGITAL

Foi apresentado no passado dia 14 de Setembro, em Beja, o projeto da Aceleradora Digital do Alentejo com a presença de mais de cem participantes, entre os quais muitos representantes das entidades oficiais, onde se destaca o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, a Diretora Geral das Atividades Económicas, Fernanda Ferreira Dias, o Presidente do Conselho Directo do IAPMEI, Luís Guerreiro, o Coordenador Digital da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, Ricardo Banha, o Diretor de Comércio Internacional, Pedro Magalhães, o Vice-Presidente da CCDR do Alentejo e os vogais executivos, Aníbal Costa, Filipe Palma e Tiago Teotónio Pereira, a Secretária-Geral da CCP, Ana Vieira, o Diretor B2B da ALTICE, Jorge Patrício, a Presidente do IPBEJA, Maria de Fátima Carvalho, bem como representantes de entidades públicas e privadas que se encontram na zona de intervenção da Aceleradora Alentejo.

A Aceleradora Digital do Alentejo é um Consórcio formado por seis associações regionais, a ACSTDB, Associação do Comércio, Serviços e Turismo do Distrito de Beja, que o lidera, a ACES Associação Comercial, Empresarial e Serviços de Satarém, a AECRM Associação Empresarial do Concelho de Rio Maior, a ACISTDS Associação do Comércio Indústria Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal, a ACPS Associação Comercial e Industrial de Ponte de Sôr, e a Associação de Desenvolvimento Montes Claros. Também faz parte do Consócio a tecnológica Bolmerc que irá coordenar a área de suporte e que será responsável igualmente pela criação e gestão do Marketplace B2B bolmerc.com.

O objetivo da Aceleradora de Comércio Digital do Alentejo é fazer o diagnóstico das necessidades de mais de 2000 PME’s sediadas no Alentejo e, de acordo com o resultado, dar-lhes as ferramentas adequadas, de forma subsidiada a 100%, para que possam entrar em pleno no mundo digital. Os apoios em serviços a cada empresa podem atingir os 2.000 Euros.
Este projeto é apoiado pela União Europeia no âmbito do PRR, com o objetivo de aproximar os índices de Comércio digital em Portugal dos que se verificam na União Europeia, mas principalmente permitir que as microempresas criadoras de produtos tradicionais e genuínos, possam aumentar o seu volume de negócios, ganhar uma maior dimensão de clientes, e com isso, na base, ajudar a preservar o património material e imaterial que esses produtos representam para a região.

O projeto, da maior importância para o Alentejo e para o País irá arrancar de imediato e estará concluído no final de 2025.
“Torne-se um Empresário Digital” é o desafio que a aceleradora vai colocar às PME’s Alentejanas.

Segundo o Presidente da ACSTDB, a Associação Líder do projeto:

“A vontade de maximizar os apoios europeus que estão disponíveis, por forma a dar novos mercados, novos mundos e nova vida aos pequenos empresários alentejanos e aos seus produtos genuínos. Eles, que são os grandes motores da economia regional.
Vamos fazer tudo para que a Aceleradora de Comércio Digital do Alentejo seja um caso de sucesso em Portugal e na Europa, que nos deixe a todos orgulhosos.
Por isso, este dia de 14 de Setembro de 2023 será um marco: o dia em que partimos para este compromisso de dar mais Alentejo ao Alentejo.”

Segundo o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços:

“ Este projecto visa, precisamente assegurar a transição digital, o apoio à digitalização das empresas do Comércio e Serviços, por isso é um contributo muito importante, e esta no terreno esta agenda, pois tivemos aqui uma participação muito significativa das várias Associações Comerciais, das CCDR, das Autarquias, Empresários precisamente para assegurar o impulso da transição digital do Comércio e Serviços.”